2 comentários:

O PODER CURATIVO DO GENGIBRE
Ele é um bocado ardidinho, ma o gengibre é um super amigão para aliviar incomodações como dores de garganta, gripe, resfriados e até aplacar a ressaca. A planta assume múltiplos benefícios: tem ação bactericida, é desintoxicante, afrodisíaca e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

"Por atuar no sistema digestivo, também é indicado para evitar enjoos, náuseas e auxiliar na digestão de alimentos gordurosos", explica a nutricionista Daniela Hueb. A especialista do MinhaVida ensina abaixo maneiras de tirar o melhor proveito do gengibre.

Chás. A infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. "O chá também faz bem à beleza e à mente. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica ao transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação", explica Daniela. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.

Xaropes. A planta integra a formulação do medicamento por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica que faz aquela faxina no organismo e varre a dor de garganta para longe.

Aos pedaços. Para dar fim à rouquidão e aliviar a garganta irritada, recomenda-se mastigar pedacinhos de gengibre. Mas, como alerta a nutricionista, é preciso ficar atento. "O gengibre mascara o problema e o indivíduo terá a falsa sensação de potência vocal, podendo abusar ainda mais da voz", explica.
Na panela. O gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. "Cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.", afirma a nutricionista.

Sucos. Tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. "O suco gera mais disposição para o corpo, melhora da pele e o funcionamento do intestino", explica a nutricionista. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi, hortelã ou raspas da casca do limão.

Bala picante. Ela ameniza dores de garganta, mas é preciso atenção, pois, assim como mastigar pedaços da planta, elas somente mascaram a dor. "O gengibre irá aliviar os sintomas até que o corpo se encarregue de curar a doença", explica a especialista.

Pão de fôrma com quinua e gengibre
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico (15,00g)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo batido
½ creme vegetal
½ litro de leite de soja
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2 farinhas de trigo
2 colheres (sopa) de quinua

Para untar e enfarinhar:
Creme vegetal
Farinha de trigo

Para pincelar:
Gema

Para polvilhar:
Sementes de papoula
Modo de Fazer:
Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo inglês média (24 x 10 cm). Reserve.
Em uma tigela, esfarele o fermento e misture 1 colher (sopa) de açúcar até ficar líquido.
Acrescente o ovo, o creme vegetal, o leite de soja, o sal, o restante do açúcar, o gengibre, a farinha, a quinua e amasse delicadamente com a ponta dos dedos, até que amassa fique homogênea.
Coloque na fôrma reservada, cubra e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.
Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Pincele o pão com a gema, polvilhe a semente de papoula e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

Variação: Misture 1 colher (sopa) de água com a gema para pincelar.