1 comentários:

Muita gente costuma fugir de amêndoas por conta de sua gordura. Mas isto é um erro. Esta e outras oleaginosas deliciosas e funcionais são consideradas uma rica fonte de proteína vegetal.

Por exemplo: 20 gramas de castanhas contêm em média 3 gramas de proteína, o que equivale a duas colheres de sopa de feijão ou 15 gramas de frango. As vantagens não param por aí. Confira:

Qualidades das amêndoas
As amêndoas têm proteína, gorduras monoinsaturadas, vitamina E, magnésio, fósforo e selênio (este último é encontrado na castanha-do-pará).

Benefícios
As castanhas combatem obesidade, doenças cardíacas, perda de massa muscular e câncer.

Aliados
Consuma também sementes de abóbora, sementes de girassol e abacate.

Diferenças
Fuja das versões salgadas e torradas, que têm mais sódio e aumentam a pressão sangüínea.

Como usá-las
Adicione as amêndoas na salada, no cereal, no iogurte ou no sorvete. Para uma refeição rápida prepare uma massa integral com lascas de amêndoas, frango sem pele e queijo gorgonzola.

Barra de cereais caseira

Ingredientes:
200 g de aveia em flocos
100 g de damascos secos
50 g de sementes de linhaça
50 g de amêndoas
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de canela
1 colher de sopa de azeite extra-virgem

Modo de fazer:
Em uma panela esquente o azeite em fogo baixo e adicione a aveia até ficar dourada. Misture os outros ingredientes e coloque o mel. Quando o mel derreter, mexa tudo muito bem para que ele dê liga. Com a ajuda de uma espátula, vá formando dez barrinhas e tire-as do fogo. Guarde as barras quentes em sacos herméticos com fecho e deixe esfriar.