1 comentários:

Conteúdo > Variedades
O suco de uva pode auxiliar no emagrecimento

06/06/2009 - O suco de uva tinto integral pode auxiliar no emagrecimento, este é o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Melissa Machado da Silva.


O suco de uva pode auxiliar no emagrecimento
O suco de uva tinto integral pode auxiliar no emagrecimento, este é o resultado da pesquisa realizada pela nutricionista Melissa Machado da Silva, de Paranavaí, PR, na Universidade Paranaense – Unipar, que apontou os benefícios de uma dieta aliada aos sucos de uva tinto integrais sobre o desenvolvimento de peso corporal e níveis de glicose plasmática em ratos. O objetivo do estudo era verificar a atuação do suco de uva nesses animais.

Durante 50 dias, dez ratos, divididos em dois grupos de cinco, foram alimentados com sua dieta padrão (ração), sendo que em um grupo foi introduzido suco de suva tinto integral. O resultado apontou que os animais que receberam suco de uva tinto integral, sem adição de açúcar, perderam medidas e reduziram o índice de glicose, mesmo recebendo quantidades equivalentes de ração.

Os níveis plasmáticos de glicose dos animais que recebiam o suco também foram menores do que a glicose dos animais que não ingeriram a bebida. Portanto, foi constatada a proteção exercida pelos compostos fenólicos, presentes na bebida, sobre o desenvolvimento do peso corporal e os níveis plasmáticos de glicose, reduzindo assim a ocorrência de síndrome metabólica, onde é comprovado através de diversas literaturas que a obesidade e o diabetes estão totalmente relacionados ao desenvolvimento de doenças coronarianas.

Segundo a nutricionista, foi utilizado no estudo o suco integral da marca Sinuelo, da vinícola Irmãos Molon, do Rio Grande do Sul, que indica pureza e também demonstra ser um potencializante inibidor de radicais livres (antioxidantes). “O meu objetivo era verificar se a pureza da bebida poderia contribuir para algo a mais além das propriedades antioxidativas.”, explica a nutricionista.

A partir desta pesquisa, Melissa acredita que a qualidade do suco influi no auxilio ao combate do peso excessivo. A pesquisa não foi realizada em humanos, mas “O resultado pode ser transferido aos seres humanos, que devem ingerir 1% do seu peso corporal por dia. Isto é, para as pessoas que pesam 50 quilos, o ideal é ministrar 500 ml de suco/dia”, sugere a nutricionista.

A pesquisa também aponta que, além de combater o peso, o suco de uva auxilia na prevenção de doenças, visto que a obesidade e o diabetes estão relacionados ao surgimento de doenças coronarianas. Incorporar o produto a uma dieta saudável ajuda a combater os radicais livres, aumentar o colesterol bom (HDL) e evitar o acúmulo de gorduras nas artérias, prevenindo doenças do coração, elevando a expectativa de vida.

O poder da uva

A uva é uma das frutas que mais apresenta compostos fenólicos, como flavonóides e estilbenos (resveratrol), substâncias atuantes na prevenção de doenças coronarianas. Também reduz o risco de câncer, os níveis de colesterol sanguíneo e estimula o sistema imunológico. O suco da uva é considerado um alimento funcional, além de fornecer nutrientes básicos, possui substâncias que auxiliam na prevenção ou em tratamento de doenças e melhora o funcionamento do organismo. Também tem função de retardar o envelhecimento e neutralizar as substâncias cancerígenas prevenindo diversos tipos de câncer.

Para manter a pureza da bebida, o suco da vinícola utilizado no estudo usa o sistema Welch, um processo natural que consiste no aquecimento até 82°C e resfriamento a seguir com uso de Nitrogênio, para manter o produto sem fermentação, ou seja, sem a presença de oxigênio. Este processo evita o uso de qualquer aditivo, conservante, ou adição de açúcar, pois mantém o açúcar natural da uva.

Apesar do estudo não comprovar sua eficácia em humanos, não custa tentar, afinal emagrecer bebendo suco de uva seria uma delícia!