1 comentários:

Um dos produtos mais procurados para temperar diversos tipos de pratos é o azeite. Seja pelo seu sabor peculiar ou pelo aroma agradável, ele se tornou um clássico da culinária e é utilizado em todos os tipos de cozinha.

Produzido a partir da azeitona, fruto advindo da oliveira, o azeite de oliva tem uma classificação simples, baseada em seu grau de acidez, para uso culinário. O extra virgem, virgem fino e semifino são utilizados em saladas, o refinado e o puro são mais recomendados para frituras.

O óleo de oliva contem substâncias benéficas a saúde. Por possuir uma grande quantidade de gordura monoinsaturada (aquela que não se transforma em colesterol), ele pode diminuir a quantidade de mau colesterol no organismo . Seu consumo regular pode reduzir a formação de placas ateromas nas paredes dos vasos sanguíneos, desse modo, diminui o risco de infarto ou AVC.

Além da utilização na cozinha, o azeite é reconhecido por sua característica hidratante. Para a felicidade de muitas mulheres, várias empresas de cosmésticos já lançaram produtos à base do azeite, que prometem limpar e nutrir a pele, como hidratantes e sabonetes. Existe também tratamentos capilares que usam o azeite em suas fórmulas para deixar os cabelos brilhantes e com mais vida.

Curiosidades
• O azeite foi um dos primeiros produtos exportados por Portugal.
• Ao contrário dos vinhos, os melhores azeites são os mais jovens.
• Os gregos, mesmo consumindo uma dieta rica em gordura, não apresentaram problemas cardíacos devido ao elevado consumo de óleo de oliva.
• A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite.
• Geralmente, o azeite deve ser consumido em 12 meses.
Fonte: -AMÁLIA