Vitamina C auxilia no controle da pressão arterial




Vitamina C auxilia no controle da pressão arterial

A pressão arterial elevada, ou hipertensão arterial, é um fator de risco importante para a doença cardiovascular. Felizmente, os pesquisadores identificaram medidas para ajudar a mantê-la dentro da faixa considerada saudável (90/60mmHg a 120/90mmHg). Uma destas medidas é suplementar com vitamina C.
A vitamina C (ácido ascórbico) é um micronutriente essencial adquirido principalmente através do consumo de frutas, legumes, suplementos e bebidas. É um antioxidante solúvel em água que reduz o estresse oxidativo e melhora a função endotelial através de efeitos sobre a produção de óxido nítrico. O efeito anti-hipertensivo da vitamina C foi a hipótese do estudo, uma vez que já em 1946, muitos estudos em humanos demonstraram essa qualidade do nutriente.
Estudos observacionais tem mostrado uma associação inversa entre as concentrações plasmáticas de vitamina C com a pressão arterial (PA), apresentando uma justificativa para os ensaios que avaliam essa relação. O American Journal of Clinical Nutrition realizou uma revisão sistemática e meta-análise de 29 estudos randomizados e controlados para determinar os efeitos da suplementação de vitamina C na PA em adultos. A duração média do estudo foi de 8 semanas e a dose mediana de vitamina C utilizada foi 500mg/dia.
Para todos os participantes, a suplementação com a vitamina C diminuiu a pressão arterial sistólica e diastólica em 3,84 e 1,48, respectivamente. Para os participantes com hipertensão, a suplementação reduziu a pressão arterial sistólica e diastólica em 4,85 e 1,67, respectivamente. No entanto, os ensaios incluídos na meta-análise eram pequenos e os efeitos heterogêneos não foram significativos.
Em resumo, a meta-análise sugere que a suplementação de vitamina C pode ter um papel útil na redução da PA. Embora estudos adicionais sejam necessários, projetados com grande amostra e com atenção à qualidade da avaliação da PA, recomenda-se utilizá-la como preventivo ou adjuvante a terapia anti-hipertensiva.
Dicas para manter uma pressão sanguínea saudável
  • Controle os valores da sua pressão arterial;
  • Adquira hábitos de vida saudáveis que inclui uma alimentação balanceada, como consumo maior de frutas e legumes frescos, redução da ingestão de porções de carne vermelha durante a semana;
  • Reduza o consumo de sal. Limite os alimentos processados e ricos em sódio, adquira o hábito de ler os rótulos com informações nutricionais na embalagem do produto;
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio, incluindo vegetais de folhas verdes, feijões e lentilhas, suco e molho de tomate, laranja in natura, suco de laranja, ameixas e frutas secas (ameixas, damascos e passas) e banana;
  • Praticar exercícios regulares pode ajudar a manter a pressão arterial mais baixa e controlar o peso, este fator de risco para a hipertensão.
Em abril, publicamos em nosso blog mais dicas e informações falando sobre o mês do Combate a Hipertensão Arterial. Confira!
Fonte:
Juraschek, S.P., Guallar, E., Appel, L.J., Miller, E.R. Effects of vitamin C supplementation on blood pressure: a meta-analysis of randomized controlled trials. Am J Clin Nutr 2012;95:1079–88.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”

Posts Relacionados:


FONTE

0 comentários: