Acordar Cedo Faz Bem


Apesar de ainda não existirem estudos que comprovam a existência de benefícios de saúde para quem se levanta cedo todos os dias, a verdade é que existem inúmeras outras vantagens para quem se levanta a tempo de ver o sol nascer! Já diz o velho ditado: “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer!”.
Saúda cada novo dia. Não haverá melhor sensação do que levantar-se com tempo para saudar um novo dia, de ver o sol nascer, de viver e sentir aqueles momentos de pura serenidade antes da azáfama habitual. Se tiver um ritual para cumprir nesse momento único do dia, tanto melhor. Pode ser rezar, agradecer a Deus, ou a qualquer outra força maior, o milagre da vida. Inspire-se, por exemplo, nas palavras do Dalai Lama:
“Todos os dias quando se levantar pense: que sorte que tenho em ter acordado, em estar vivo. A minha vida é preciosa e não vou desperdiçá-la. Vou canalizar todas as minhas energias para crescer, para ajudar os outros, para pensar positivo e no sentido do bem geral. Não me vou zangar, nem pensar mal dos outros”.
Começar bem. A maioria de nós arrasta-se da cama depois de o despertador ter tocado cinco vezes, corre para se vestir, para vestir as crianças, não tem tempo de tomar o pequeno-almoço, acelera a fundo para deixar os miúdos na escola e segue a alta velocidade para o trabalho, onde chega atrasado, ensonado e mal disposto. Não é a melhor forma de começar o seu dia, pois não? Então, está mais do que na altura de mudar. Ficará admirado com a quantidade de coisas que poderá concretizar ao levantar-se mais cedo e, melhor, a satisfação que irá sentir ao fazê-las.
Serenidade. Levantar cedo significa que não há bebés a chorar, nem crianças a correr pela casa, nem o som da televisão ou dos carros. As primeiras horas do dia são simplesmente serenas – aproveite-as para organizar as ideias, para planear o seu dia, para passar algum tempo de qualidade consigo próprio, para ler, para respirar.
Ver o sol nascer. Quem se levanta tarde perde um dos maiores espectáculos da natureza – o nascer do sol! É simplesmente maravilhoso ver o dia apoderar-se da noite, observar o céu a transformar-se de azul escuro para claro, ver a luz matinal iluminar a cidade ou o campo, pouco a pouco. Presenciar isto, com uma chávena de café ou chá na mão, é começar o seu dia em paz, é pensar “vai ser um dia fantástico!”.
Que bom, o pequeno-almoço! Ao levantar-se cedo, vai finalmente ter tempo para tomar o pequeno-almoço – a refeição mais importante do dia! Sim, aquela que lhe fornece o combustível necessário para manter os seus níveis de energia em alta de manhã à noite. Nos dias em que sai de casa a correr, sem meter nada no estômago, chega a meio da manhã e só lhe apetece um café e um croissant cheio de creme. Admita, é verdade! Mesmo depois disso e como ainda não está saciado, chega a hora do almoço e, com a barriga colada às costas, vai engolir um hambúrguer, batatas fritas e um gelado…não é preciso dizer mais nada, pois não? Tudo isso pode mudar, agora que tem tempo para tomar um bom pequeno-almoço. Aliás, vai tornar-se num hábito ao qual nunca mais vai conseguir resistir e ainda bem!

0 comentários: