Ellen G. White da Conselhos Sobre Saúde II


 3°)  Medicina e Salvação

                                                 Página 259
    Ensinando Princípios de Saúde 
    O Evangelho da Saúde 
    Os princípios da reforma de saúde encontram-se na Palavra de Deus. O evangelho da saúde deve estar firmemente associado com o ministério da Palavra. É desígnio do Senhor que a influência restauradora da reforma de saúde seja parte do último grande esforço para proclamar a mensagem do evangelho. Nossos médicos devem ser obreiros de Deus. Devem ser homens cujas faculdades tenham sido santificadas e transformadas pela graça de Cristo. Sua influência deve estar entretecida com a verdade que deve ser dada ao mundo. Em perfeita e completa união com o ministério evangélico, a obra de reforma da saúde revelará o poder que lhe é dado por Deus. Sob a influência do evangelho, grandes reformas serão realizadas pela obra médico-missionária. Manuscrito 172, 1899. 
    A Primeira Tarefa 
    Se queremos elevar o padrão moral em qualquer país onde possamos ser chamados a ir, devemos começar corrigindo os seus hábitos físicos. A virtude do caráter depende da ação correta das faculdades da mente e do corpo. Conselhos Sobre Saúde, pág. 505. 
    Instruir nas Leis da Vida 
    As bênçãos de Deus repousarão sobre cada esforço feito para despertar o interesse na reforma de saúde, pois ela é necessária em toda parte. Deve haver um reavivamento sobre este assunto, pois Deus Se propõe realizar muito por meio deste instrumento. Apresentai a temperança com todas as suas vantagens com relação à saúde. Instruí as pessoas nas leis da vida, de modo que saibam como preservar a saúde. Os esforços como realmente se fazem no presente não vão ao encontro da mente de Deus. A medicação por meio de drogas é uma maldição neste século esclarecido. 
    Educai descartando as drogas. Usai-as cada vez menos, e confiai mais em processos de higiene; então a Natureza responderá aos médicos de Deus: ar puro, água pura, exercícios adequados, consciência limpa. 
    Muitos se poderiam restabelecer sem uma gota de remédio, 
                                                  Página 260

 caso vivessem segundo as leis da saúde. As drogas raramente são necessárias. Importa em zeloso, paciente e prolongado esforço estabelecer a obra e levá-la avante sobre princípios saudáveis. Aliai, porém, fervorosas orações e fé aos vossos esforços, e sereis bem-sucedidos. Por meio dessa obra, ensinareis aos doentes, e a outros também, a cuidarem de si mesmos quando enfermos, sem recorrer ao emprego de drogas. Carta 6a, 1890. 
    A Ciência da Abnegação 
    Fossem todos os doentes curados pela oração, e muito poucos aproveitariam suas oportunidades de familiarizar-se com o modo correto no comer, beber e vestir-se. Os que estão associados com nossas casas de saúde devem compreender o dever que sobre eles repousa de dar aos pacientes instrução sobre os princípios do viver saudável. 
    Os doentes têm uma lição a aprender. Devem-se-lhes negar aquelas elaborações de alimentos que retardariam ou impediriam a recuperação de sua saúde. Devem aprender a ciência da abnegação, comendo alimentos simples, preparados de modo simples. Devem viver muito à luz solar, que deve ter entrada em todos os quartos do edifício. Façam-se-lhes preleções sobre temas de saúde. Essas preleções abrirão o entendimento cegado, e verdades nas quais nunca dantes se pensara serão firmadas na mente. Carta 63, 1905. 
    Conselho a um Médico do Hospital 
    Em horas da noite eu estive conversando contigo. Tinha algumas coisas a dizer-te sobre a questão dietética. Falei-te francamente, dizendo que tinhas de fazer mudanças em tuas idéias sobre o regime dietético a ser indicado aos que do mundo vêm à clínica. Essas pessoas têm vivido de modo impróprio, com alimentos ricos. Estão sofrendo como resultado da condescendência com o apetite. 
    Uma reforma em seus hábitos no comer e beber, é necessária. Mas esta reforma não pode ser feita de uma vez. A mudança tem de ser gradual. Os alimentos saudáveis postos diante deles precisam ser apetitosos. Em toda a sua vida, talvez, eles têm tido três refeições ao dia, e têm comido alimentos ricos. É coisa importante alcançar essas pessoas com as verdades da reforma de saúde. 
    Mas para levá-las a adotar um regime simples, é preciso que se lhes ponham diante alimentos abundantes, saudáveis e apetitosos. Não se devem fazer mudanças abruptas, não aconteça sejam afastados da reforma de saúde, em vez de conduzidos a ela. 

0 comentários: