Quinua Real

QUINUA EM GRÃOS  
Rica em proteínas, ela têm tudo a ver com a dieta de quem malha e quer músculos.
De um ano para cá, ela é presença obrigatória em todo restaurante descolado e com menu saudável . É a primeira vez que você ouve falar da quinua?, sossegue: aqui, contamos a razão do sucesso desse cereal, consumido por tribos andinas da Bolívia há mais de 500 anos.
A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.
Ok, a quinua não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha”, afirma a nutricionista Heloísa Guarita, da Clínica RGNutri, em São Paulo. O mix de fibras e vitaminas (C,  e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.
Importada da Bolívia, a embalagem com meio quilo custa entre 11 e 14 reais. O preço é salgado? Lembre-se de que o cereal é fonte de proteína, nutriente mais caro que os outros. Além disso, chega a triplicar de tamanho depois de cozido – ou seja, um pacotinho dá para várias receitas. As que apresentamos aqui são feitas com as diferentes versões de quinua encontradas nos supermercados (grão, farinha, flocos e até macarrão). Entre nessa onda!

Descrição do Produto

Qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando a QUINUA REAL, nas ultimas décadas,constataram, que seu valor nutritivo - só comparado ao leite materno - a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.
TABELA NUTRICIONAL (100 Grs. de produto)
Aminoácidos (AA): Perfil de AA: %AA/100gr de proteínas:
Aminoácidos
QUINUA
Trigo
Leite
Histidina *
4.6
1.7
1.7
Isoleucina *
7.0
3.3
4.8
Leucina *
7.3
5.8
7.3
Lisina*
8.4
2.2
5.6
Metionina*
5.5
2.1
2.1
Fenilalanina*
5.3
4.2
3.7
Treonina*
5.7
2.7
3.1
Triptofano*
1.2
1.0
1.0
Valina*
7.6
3.6
4.7
Ácido Aspártico
8.6
-
-
Ácido Glutámico
16.2
-
-
Cisterina
7.0
-
-
Serina
4.8
-
-
Tirosina
6.7
-
-
Argina*
7.4
3.6
2.8
Prolina
3.5
-
-
Alanina
4.7
3.7
3.3
Glicina
5.2
3.9
2.0
* Aminoácidos essenciais


Quinua em flocos
Descrição: Consumida por tribos andinas da Bolívia há mais de 500 anos a quinua é considerado o melhor e mais completo alimento de origem vegetal. É a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial, além de ser uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue, possui vitaminas e sais minerais.


Tabela nutricional
1 porção de 40 g (4 colheres de sopa)
Quantidade por porção

%VD(*)
Valor energético
155 Kcal = 649 kJ
8
Carboidratos
28,4 g
9
Proteínas
5,3 g
7
Gorduras totais
2,2 g
4
Gorduras saturadas
0 g
0
Gorduras trans
0 g
-
Fibra alimentar
2,4 g
10
Sódio
8,4 mg
0
Vitamina B2
0,18 mg
14
Zinco
1,5 mg
21

(*) % Valores diários com base em dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.



0 comentários: