Saúde Total


                   Saúde Total
                                    Cura para o cansaço da alma
Em nossa era de extrema fartura, estamos mais famintos do que nunca no que diz respeito a alma.
O profeta Isaias sugere que qualquer pessoa esta sujeita ao cansaço espiritual; “ Os jovens se fadigam e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam” Isaias 40:30
Até mesmo os jovens sentem a ameaça iminente da cansaço da alma. O ser humano sofre de inanição espiritual crônica. David Green, editor do US. News & World Report, escreveu:
“Os homens e as mulheres de hoje são perseguidos pela sensação de que, mesmo em meio a fartura, a vida deles parece estéril. Temos fome de uma nutrição mais substancial da alma.” Na Inglaterra, um executivo se tornou filósofo, Charles Handy ficou conhecido por seus escritos. O capitalismo, ele questiona, nos traz os meios, mas não o significado da Vida.
O homem desconhece o significado da vida por viver na contra mão da vontade do Senhor.
Em Genesis 1: 28 ; 29 o Senhor  nos mostra o significado de nossa vida na Terra.   
Agora que satisfazemos nossos desejos exteriores, e entendemos o significado da vida devemos prestar mais atenção ao nosso interior, devemos ir em busca da beleza, do crescimento espiritual e da conexão humana com o Criador.
Enfim, qual é a solução para o cansaço da alma ? Isaias declara que  a solução é esperar. Os que esperam no Senhor serão renovados. Mas esperar não é algo natural para muitos de nós. Odeio esperar. “Não gosto nem um pouco quando o farol abre e tenho que esperar que o motorista da frente dê a partida  no carro que apagou”. Esperar não é meu dom. Entretanto, muito da vida se resume em esperar.
Mas Deus é a solução para o cansaço da alma. Em vez de correr, nos apressar e manipular as circunstâncias  da vida, somos instruídos a esperar,mesmo que seja a tarefa mais árdua da esperança.
Henri Nouwen, em seu livro Sabbatical Journey (Viagem Sabática), escreveu a respeito de alguns amigos seus que eram trapezistas e se autointitulavam Hastes Voadoras. Eles contaram a Nouwen sobre a relação especial que os trapezistas devem manter  entre si. Entre eles, há os que se soltam dos trapézios e há os responsáveis por segurá-los, logo em seguida. Como voe pode imaginar, manter uma boa relação entre si é realmente importante, especialmente para aquele que se solta do trapézio esperando ser agarrado no ar pelo companheiro.
Acima da multidão de espectadores, o trapézio balança mais alto a cada impulso. Logo chega o momento do trapezista se soltar. Assim que solta do trapézio e fica no ar, seu trabalho é permanecer imóvel para que as mãos de seu colega possam segura-lo. Os trapezistas disseram a Nouwen:
Aquele que solta nunca deve tentar se segurar, deve esperar em absoluta confiança que seu colega segure.
Talvez você conheça muito bem o sentimento de vulnerabilidade que temos ao esperar. Você tem que deixar de lado seja lá o que Deus pediu que deixasse, mas não consegue sentir suas mãos segurando-o nesse exato momento e sente vontade de começar a bater asas por si mesmo.
O que você faz ? espera em absoluta confiança ? .
Espere no Senhor. Aqueles que esperam no Senhor “renovam suas forças, sobem com asas como águia, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam”
Isaias 40:31
Karl Haffner é autor do livro Cura para a alma fatigada       

Fonte parcial: Revista Vida e Saúde, Maio 2009 pag. 50    
14/11/2011         

0 comentários: