5 Alimentos que vão Turbinar sua Potencia Cardiovascular 1°) Uva


             Uva
A uva constitui um componente essencial da dieta mediterrânea e até de sua cultura.
Recentes descobertas cientificas atribuem a boa saúde cardíaca dos habitantes do Mediterrâneo precisamente a algumas das substancias presentes na uva.
Propriedades e indicações: Dois tipos de nutrientes destacam-se na composição da uva: os açucares e as vitaminas do complexo B:  por outro lado, a uva oferece poucas proteínas e gorduras .
Ainda que em pequena quantidade as proteínas (0,67%) contem todos os aminoácidos essenciais.
Os minerais estão presentes em quantidades moderadas. Os componentes da uva que merecem menção:
Açúcares em proporção que oscila entre 15% e 30%.uvas de regiões frias costumam ter menos açúcares, enquanto as cultivadas em terrenos cálidos e secos são mais doces.
Os dois açúcares mais abundantes na uva são a glicose e frutose. Do ponto de vista químico trata-se de monossacarídeos ou açúcares simples que tem a propriedade de passar diretamente ao sangue se necessitar de serem digeridos.             
Vitaminas: Com 11mg/ 100g de vitamina B 6  a uva é uma das frutas frescas mais ricas nessa vitamina, superada apenas pelas frutas tropicais como o abacate, a banana, a fruta do conde, a goiaba, ou a manga. As vitaminas B 1, B 6 e B 3 também estão presentes em quantidades superiores à maioria das frutas frescas .
Essas vitaminas tem, entre outras, a função de metabolizar os açúcares facilitando para que as células possam queimá-los quimicamente e aproveitar sua energia .
A natureza dá, assim, mais uma mostra de desígnio inteligente, ao proporcionar grande quantidade de açúcares na uva, juntamente com vitaminas necessárias para seu aproveitamento energético.
A uva também contém quantidades bastante significativas  de provitamina A  (7 u g  ER / 100 g ) de vitamina C (10,8 mg / 100g) vitamina E (0,7mg / 100g).
Minerais:  Os potássio, o cobre e o ferro são os minerais mais abundantes na uva, ainda que também cálcio, fósforo, magnésio e cobre.

Fibra: A uva contém aproximadamente 1 %  de fibra vegetal solúvel (pectina ) quantidade relativamente importante tratando-se de fruta fresca.
Substancias não –nutritivas: A uva contém numerosas substancias químicas que pertencem a nenhum dos grupos clássicos de nutrientes, mas que exercem numerosas funções no organismo, muitas delas ainda desconhecidas como elementos químicos .
   
Ácidos orgânicos: ( tartárico, málico, cítricos e outros ) : São responsáveis pelo sabor ligeiramente acido  da uva .
Esses ácidos exercem uma função paradoxal no sangue, produzindo alcalinização do sangue e da urina facilita a eliminação dos resíduos metabólicos, que em sua maior  parte são do tipo ácido, como o acido úrico.

Flavonóides: Recentemente se aprovou que atuam como  potentes antioxidantes, impedindo a oxidação do colesterol causador da arteriosclerose e evitando a formação trombos ou coágulos nas artérias.
Resveratrol: Detém a progressão da arteriosclerose. Sabe-se também que é poderoso anticancerígeno   

Antocianinas: São pigmentos vegetais presentes na uva branca e, sobretudo na escura. Atuam como potentes antioxidantes preventivos de afecções cardiovasculares .
Em essência pode-se dizer que a uva é um alimento que fornece energia a nossas céludas e favorece o bom estado das artérias,especialmente das coronárias que irrigam o músculo cardíaco. Também é  laxante, antitóxica, diurética, antianêmica e  antitumoral.   
Estas são suas principais indicações:
Afecções cardíacas em geral:A uva é recomendável em todas as afecções cardíacas pelo seguintes motivos.
Aporta energia em forma de açúcares simples, que o músculo cardíaco utiliza para contrair-se. Embora a principal fonte de energia para o coração sejam os ácidos graxos, esse órgão também utiliza a glicose.
A uva é rica em potássio e também contém cálcio e magnésio minerais que intervêm nas contrações cardíacas.
A uva não contém sódio nem gordura saturada, os dois principais inimigos do sistema vascular.
Afecções das artérias coronárias:
Pesquisas realizadas com a uva e seu suco mostram que ambos são capazes de dilatar as artérias, possibilitando a circulação mais fluida do sangue, sem que se formem coágulos e impedir que o colesterol se deposite  nas paredes das artérias. Não se pode esperar mais de um alimento protetor do coração e do sistema circulatório.
O vinho tinto (não o branco)também exerce essas mesmas ações devido a conservar parte das substancias ativas presentes na uva. Mas apresenta inconvenientes em relação a uva e seu suco : contém apenas açúcares e vitaminas e uma substancia tóxica, o álcool etílico que necessariamente o organismo precisa eliminar do sangue “queimando-o” no fígado.
Por isso a uva ou seu suco são superiores ao vinho quanto a capacidade cárdio protetora e não tem efeitos indesejáveis.
O doente coronário que consome uvas de forma habitual durante o verão e o outono e uvas passas no ou suco de uvas durante o resto do ano percebe como seu coração responde cada vês melhor a pequenos esforços. Os que sofreram infarto e estão em fase de reabilitação devem incluir uva em sua dieta para diminuir a progressão da  arteriosclerose coronária.
Trombose: A tendência do sangue a formar a formar coágulos dentro das artérias ou veias pode ser reduzida com o consumo de uva, suco ou uvas passas. Isto é especialmente importante para quem tenha sofrido Acidente Vascular Celebral ou esteja no grupo de risco.

Anemia por falta de ferro:
A uva é uma das frutas frescas mais ricas em ferro (0,26mg/100g) A uva passa, como esta mais concentrada é ainda mais rica em ferro (2,59mg/100g )   superando a carne de carneiro (2,2,5mg/100g )

               
                      
     Uvas Passas

Fornecem pouco menos de 300 kcal /100 g . são muito ricas em ferro 100g proporcionam a quarta parte das necessidades diárias desse mineral. Também são ricas em potássio (825mg/100g) e em fibra vegetal (6,8 % ).Seu conteúdo em gordura é quase o mesmo que o das frutas frescas (0,54 % ) .
As vitaminas do complexo B se encontram mais concentradas:mas diminuem a C e a A   praticamente desaparece.
O ferro da uva é do tipo não hem, e por si só se absorveria com mais dificuldade que o ferro da carne. Entretanto sua absorvição melhora muito pela ação potencializadora da vitamina C,presente na uva ou em outros alimentos vegetais. Todos aqueles que tiverem tendência à anemia melhorarão com o consumo habitual de uva durante os meses de verão e outono, e com o de uvas passas o resto do ano.
Afecções intestinais: a uva é um laxante suave que combate a prisão de ventre.
Afecções renais: Sua ação diurética descongestionante por sua composição é muito recomendada  em caso de insuficiência renal devido à nefrite, nefrose ou outra causa.
Gota excesso de acido úrico:
A uva é bom eliminador de acido úrico nos rins por sua ação alcalinizante e diurética . O  tratamento de uvas e seu consumo habitual são muito recomendáveis aos que sofrem  aos que sofrem de artrites aos obesos e a todos aqueles que adotam dieta rica em alimentos cárneos.   
Processos cancerosos:
Foi comprovado experimentalmente que o resveratrol contido na uva especialmente na casca exerce ação anti tumoral embora o uso dessa substancia em caso de câncer ainda se encontra em fase de pesquisa, recomenda-se o consumo abundante de uva como medida complementar a todos que tiverem o diagnóstico de câncer ou aos apresentem risco elevado de contraí-lo.
Comp.  Em cada 100 g da parte comestível
          Energia
       71,0 kcal
       Proteínas
          0,660 g
       Carboidratos
           16,8 g
           Fibra
          100 g
        Vitamina A
         7,00 ug ER

         Vitamina  B1

         0,092 mg
       Vitamina B 2
          0,057 mg
        Vitamina B3
         0,350mg EM
        Vitamina B6
         0,110mg
          Folatos
          3,90 mg         
      Vitamina B 12
       -----------------
       Vitamina C
          10,8 mg
        Vitamina E
        0,700 EaT
          Cálcio
          11,0 mg
         Fósforo
         13,0 mg
       Magnésio
          6,00 mg
          Ferro
        0,260 mg
         Potássio
         185 mg
         Zinco
        0,050 mg
    Gordura total
         0,580 g
  Gordura Saturada
         0,189 g
         Colesterol
         ------------
          Sódio
        2,00 mg




FONTE : Revista Vida e Saúde Ediçao de aniverssário Pag. 14, 15, 16

0 comentários: