Sete Passos para Viver Mais e Melhor



  Sete Passos para Viver Mais e Melhor
   Orientação segura para viver mais tempo e com qualidade .

1°) Durma Mais Cedo: O melhor dia começa pelo melhor sono. As horas que antecedem a meia noite valem o dobro das horas da madrugada para o repouso. É nas primeiras horas da noite se a pessoa estiver dormindo em ambiente escuro,  que hipófise lança na corrente sanguínea o hormônio do crescimento. Esse hormônio não tem a ver apenas com crianças e adolescentes
mas também com a reposição das perdas celulares e a regulação do metabolismo no adulto.
Ir para a cama por volta das 21:00 horas é o ideal.
2°) Coma Menos:  Comer menos é um fator de longevidade comprovado cientificamente. Numa experiência com ratinhos dirigida pelo cientista Ron Hart para o Food and Drug Administration, órgão que controla a área de alimentação e remédios nos Estados Unidos, os que comiam 70% menos calorias viveram 50% a mais do que os obesos. Isso representaria 32 anos a mais na média brasileira de longevidade masculina que é de 64,8 anos.
Uma iniciativa saudável é substituir o jantar por frutas, o que esta intimamente ligado ao fator descanso.
Durante o sono, cai a intensidade do metabolismo, fazendo com que o processo digestivo que duraria umas três horas passe a levar até dez horas ou mais. Ou seja, ao despertar você ainda esta processando o jantar em detrimento do seu descanso.
Isso explica o cansaço, o mau humor, a dor de cabeça e o desânimo ao levantar.
Consequentemente, você afeta a sua longevidade.
É importante também substituir os lanches por sucos e água.
O estomago, como qualquer estrutura do organismo precisa descansar. Até o coração descansa após grande esforço da sístole, enviando sangue para todo o corpo, ele relaxa na diástole. São as fases dos batimentos cardíacos. Ocorre que ao sentir o vazio no estomago duas ou três horas após a refeição, a maioria das pessoas trata de preenchê-lo com lanches, bolos, doces. A sensação de esvaziamento significa apenas que a digestão foi terminada e o bolo alimentar desceu para absorvição nos intestinos. É hora de repouso para o estomago pelo menos 2 horas, a fim de prover condições de trabalho digestivo da próxima digestão.
O lanche impede o descanso, cansa e o estomago inflama. Esta é a maior causa das dores de cabeça e enxaquecas  freqüentes. Tome água a cada hora e sucos nos intervalos das refeições.
3°)  Caminhar Diariamente:
Quem não se movimenta não dorme bem. O sono esta ligado à fadiga física.
Os habitantes das cidades sofrem de muita fadiga mental, que mantém o celebro excitado, e não conseguem dormir direito. Caminhar todos os dias melhora o organismo todo, enquanto o sedentarismo deteriora.
4°)Alimentos Naturais e Integrais:
Há uma mania de ingerir proteina na população em geral, mas os alimentos mais saudáveis e de melhor relação custo beneficio para o organismo são chamados reguladores de suas funções:
Frutas e vegetais crus. Custo beneficio aqui refere ao esforço de processar o alimento em relação ao ganho para o organismo.
Fuja dos alimentos refinados pois eles roubam a saúde. Pão, biscoito e macarrão de farinha branca, arroz branco e açúcar refinado necessitam de componentes para sua digestão e assimilação, como cálcio e ferro, que lhe foram retirados. Solução ?
Tirar do organismo. Coma alimentos naturais, em seu estado integral.

5°) Aprenda a Ceder, Sorrir e Cantar em Família:
Quase todos os idosos que vem ao meu consultório cheios de doenças crônicas dizem que, quando olham para trás, a maioria das decisões que resultaram em desastre familiares foi por motivos tolos.
Quanto mais laços rompidos mais sofrimentos,senso de culpa e problemas que se arrastam pela vida afora. Aprender a ceder tem relação direta com a regra Áurea; faça aos outros o que deseja que façam a você .
Isso é tudo. Não adicione condições ou complementos. A maior prova de maturidade é ter coragem de rir de si mesmo em público. Estimule seus filhos a ver o lado engraçado da vida.
E cante com eles. Sisudez dá grastrite.
Em contra posição o riso e o canto estimulam a produção de endorfinas, os hormônios que melhoram o funcionamento de todo o organismo.      

6°) Realize-se Com o Seu Trabalho:
Aqui esta a raiz dos grandes males dos nossos dias; enorme contingente de pessoas passa a vida fazendo o que detesta por causa da necessidade de ganho. Descubra como gostar do seu trabalho ou mude de atividade.
O problema é o sofrimento individual e familiar que o desemprego causa.
Como evitar isso?. Abra um espaço no redemoinho em que você vive, correria, atrasos, pressões de todos os tipos, separando 45 minutos diários para analisar o que esta acontecendo à sua volta, que oportunidades existem ou poderiam ser criadas para você fazer o que gosta ?.Começe nas horas separadas para esse fim não espere as outras vagas, quando estiver preparado de o salto.
7°) Procure Ter Uma Consciência    Tranqüila:
Muita gente acredita possuir uma consciência tranqüila possui, na verdade um imenso porão na mente, onde joga toda lembrança traumática e problemas não resolvidos, verdadeiras bombas de efeito retardado que vão explodir no momento mais indesejável.
É necessário abrir a caixa preta do consciente, para compreender  e corrigir distorções que geram bloqueios, dificuldades de comportamento, insucesso e enfermidades.
Isso é possível com a ajuda técnica de um profissional de psicologia.
A tecnologia moderna tem se tornado sensível a nescessidade de soluções a curto prazo. A maioria não dispõe de tempo e dinheiro para longos anos de psicanálise. Sem demérito da utilidade desse tipo de trabalho, há hoje profissionais que atuam com psicologia de resultados ou com a analise transacional, conduzindo seus clientes em curto período de tempo a soluções satisfatórias.
Deve ser assinalado que não há consciência tranqüila sem a paz interior que vem de relacionamento pessoal com Deus.
A paz não é resultado de um credo ou da visita semanal a igreja, mas do contato diário com o Criador.    
Fonte:Revista Vida e Saude
Vegetarianismo
autor; EliasOliveiraLima           

0 comentários: