Dieta do D N A a Nutrição do Futuro


                 Dieta do D N A
               A Nutrição  do Futuro
                    Uma parcial
A conclusão do projeto Genoma, que através do mapeamento genético conseguiu identificar cada um dos  100 mil genes do corpo humano, foi sem duvida alguma o maior feito da ciência no inicio deste século.
E são ainda maiores as expectativas em torno do conhecimento gerado.
Encontrar a cura para doenças graves como diabetes, hipertensão e câncer é uma delas.
Outro tema que esta ganhando fôlego é o conhecimento dos mecanismos genéricos que invertem na nutrição.
Daí o surgimento de duas novas ciências: a nutrigenômica e a nutrigenética. A primeira estuda o modo como os nutrientes dos alimentos influenciam o funcionamento dos genes.
A segunda, a nutrigenética, faz o caminho inverso, investigando o modo como os genes interferem na forma de o organismo aproveitar os nutrientes fornecidos pelos alimentos.
Os benefícios do casamento dessas duas ciências poderão ser relevantes não somente para a nutrição como ciência, mas especialmente para a nossa saúde. Saber, por exemplo, quais alimentos se adaptam melhor a cada um de nós é um deles.
Isso poderá evitar doenças graves como alergias e melhorar o suporte nutricional pessoal, evitando carências e desnutrição.
Combinando os conhecimentos gerados pela nutrigenética e pela nutrigenômica, será possível, dizem alguns pesquisadores. Formular a dieta ideal a partir do perfil genético de cada pessoa.
O projeto Genoma gerou essa possibilidade, devido ao vasto material disponibilizado sobre a associação do conteúdo genético de nosso D N A, com as doenças inclusive. Entretanto há especialistas como o cientista Jose Maria Ordovás, diretor do Laboratório de Nutrição e Genômica da Universidade de Tfts, nos Estados Unidos, contestam a possibilidade de se fazer dietas sob medida.
Para ele, a principal contribuição da nutrigenética e da nutrigenômica será estabelecer a relação entre a nutrição e determinadas enfermidades, aprofundando o que já sabemos sobre a influencia de nossos hábitos alimentares e o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, câncer e moléstias cardiovasculares .
Os avanços científicos dos últimos cem anos são notáveis em todas as áreas do conhecimento.    
           É claro que já tem gente por ai prometendo a dieta ideal a partir do perfil genético de cada pessoa.
Mas até que isso seja realmente possível muitas dietas ainda inventadas. De todo  modo, é só  começo dessa historia genética.

Késia Diego Quintares é doutora em alimentos e nutrição
Revista; Vida e Saúde  julho de 2009
Págs. 3 e 9 
Em breve estaremos publicando novos estudos sobre esse tema.

0 comentários: