Cogumelos Shitake


                                     SHITAKE
(Lentínula edodes)
Muito comum por toda a ásia ,esse cogumelo era aconselhado como Tonico revigorante. Pesquisas recentes  revelam que o shitake atua abaixando o colesterol e o açúcar do sangue.deve estar presente na culinária anti colesterol e anti diabética.
Os japoneses aconselham o shitake para combater o câncer gastrointestinal.
Fonte;O Poder Maravilhoso das Plantas pág. 40

Conhecendo um pouco mais o Shitake.
No mercado mundial, o Shitake detém o segundo lugar. O Shitake é um fungo e seu cultivo se dá em toras ou substratos à base de serragem de madeira.
Com sabor característico e muito usado na culinária chinesa e japonesa, o shitake pode ser consumido em diversas formas: Risotos, saladas, pizzas, diversos tipos de molhos, grelhados, estrogonofe são algumas das possibilidades de preparo com o cogumelo.
Pode ser preparado inteiro ou somente com a parte de cima. Por ser mais difícil de cozinhar, os talos podem ser usados em patês.
A iguaria apresenta-se in natura (fresco) ou desidratado. “O desidratado de sabor mais acentuado é usado em molhos. O fresco rende mais.
As propriedades medicinais do shiitake são conhecidas há muito tempo, na milenar medicina oriental é conhecido como “elixir da vida” por suas qualidades no combate a inúmeras doenças e um importante fator de longevidade. É considerado também um potente afrodisíaco. Muitas dessas propriedades terapêuticas foram comprovadas após inúmeros estudos de cientistas de todo o planeta, mas principalmente do Japão e Estados Unidos.
É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias.

Recentes pesquisas comprovam que o Shitake também atua como regulador da taxa de colesterol no sangue, é inibidor do desenvolvimento de células câncerosas e combate inúmeras doenças causadas por vírus, bactérias ou outros fungos.
100 gramas de shiitake fresco contém:
Descrição
Quantidade 
Calorias
55
Proteínas
1,55g
Carboidratos
14,3g
Ácido pantotênico
3,5mg
Vitamina C
0,3mg
Cálcio
3mg
Gordura
0,219g
Fibras
4g
Cobre
0,897mg
Ferro
0,44mg
Folacina
1,5mg
Niacina
14mg
Magnésio
29mg
Fósforo
0,158mg





0 comentários: