Perigo Canola


CANOLA.

 A perfeição humana da canola - A planta que Deus não criou !
 
Acanola é mais uma destas histórias atuais, que mostram como a ciência,afastada do comum das pessoas, se torna cúmplice de atitudes públicas,que podem ser perigosas para a saúde coletiva.  Em primeiro lugar, é preciso estabelecer a seguinte questão:        'O que é canola, que,afinal, nem consta nas enciclopédias.' (Comptons e Encarta de 96)?
        Vejam só: Canola é novo nome de um 'tipo' de Colza. Colza é uma planta da família das brássicas- Brassica campestris. Portanto a colza é um 'tipo' de mostarda que foi ou é a mesma planta utilizada para a produção do agente mostarda, gás letal usado de forma terrível nas Guerras Mundiais.
O óleo de colza é muito utilizado como substrato de óleos lubrificantes,sabões e combustíveis, sendo considerado venenoso para coisas vivas:ótimo repelente (bem diluído) de pragas em jardins. Este poder tóxico é proporcionado pela alta quantidade de ácido erúcico contido no óleo.                                            O óleo de colza tem sido usado de forma alimentar no Extremo Oriente, na forma não refinada, e contrabalançada com uma dieta rica em gordura saturada, o que evitaria seus graves efeitos tóxicos. No entanto, no ocidente, o objetivo era produzir um óleo com pouca gordura poli insaturada, e boa quantia de ácido oléico e ômega-3.
O óleo de oliva tem estes predicados, mas sua produção em larga escala é dispendiosa.  Aí entram em cena empresas de ótimas intenções', como a Monsanto, e produz uma variação transgênica da colza. Para evitar problemas de marketing, usa o nome CAN - OLA (Canadian low oil – ou óleo canadense). Isto mesmo: CANOLA é absolutamente transgênica.  Sua comparação aos benefícios do óleo de oliva não passa de uma estratégia de venda: o óleo de oliva é bem mais caro, mas o de canola é mais carodo que os outros óleos, apesar de ser de produção barata! Bom negócio, enfim.
Bem, se você não queria usar transgênicos sem seu expresso consentimento, mas já usou o óleo de canola, talvez até aconselhado pelo seu cardiologista o nutricionista, fazer o quê? Perdemos o direito desta opção quando nos foi retirada toda a informação. Mas se é tão bom assim como se diz,porque não informar tudo a respeito?
O óleo de canola está longe de ser tão salutar assim como se alardeia. Se observarem bem, pode deixar um cheiro rançoso nas roupas, pois é facilmente oxidado, e seu processo de refinamento produz as famigeradas gorduras trans (igual problema das margarinas) relacionadas às graves doenças incluindo o câncer. Produz déficit de vitamina E, que é um antioxidante natural.
Observem que os alimentos feitos com canola embolaram mais rapidamente. As pequenas quantidades de ácido erúcico, que ainda persistem na planta alterada (transgênica) , continuam sendo tóxicas para o consumo humano,e esta ação tóxica é cumulativa. Existem relatos de inúmeras outras enfermidades ligadas à ingestão e até mesmo a inspiração de vapores de canola (possível vínculo com câncer de pulmão). A canola também ilustra um jeito de funcionar das megas empresas de biotecnologia. Em abril de 2002, nos Estados Unidos, o CFS (Centro de Segurança Alimentar) e o GEFA (Alerta de Alimentos Geneticamente Produzidos) pediram uma investigação criminal contra a Monsanto e a Aventis mais o Departamento Americano de Agricultura é que havia permitido o ingresso ilegal de sementes de colza modificada para dentro do território americano antes da provação legal desta importação para produção local.
Aqui no Brasil e lá nos EUA tudo funciona meio parecido.                 A própria liberação da canola no território americano contou com estímulo de US$ 50 milhões do governo Canadense para que o FDA (órgão regulador)facilitasse seu ingresso na indústria alimentar de lá, mesmo sem os adequados estudos de segurança em humanos.
Enfim,novamente nos defrontamos com uma situação em que a mão do homem subverte o bom senso entre ciência e saúde, ao que parece porque os interesses econômicos são muito mais persuasivos que os interesses dos consumidores.
Mas o pior é que não podemos contar com os meios de  informações que sistematicamente informam o que interesses maiores julgam mais oportuno. A canola, podemos ter certeza, é uma fração pequena do mundo obscuro do capitalismo científico, que pesquisa fontes de enriquecimento muito mais entusiasticamente do que as verdadeiras fontes de saúde, vida e paz!
        Obrigado por repassar.
        Luiz Antônio Caldani
        Engº Agrônomo

0 comentários: