Veja porque pedalar faz bem à saúde


Veja porque pedalar faz bem à saúde!

Muitas pessoas estão perdendo o hábito de pedalar, e estão trocando suas bicicletas por motos ou carros, mas o que quase ninguém sabe é que pedalar pode trazer vários benefícios a nossa saúde. Segunda a OMS quem usa a bicicleta no seu dia a dia melhora a sua qualidade de vida, combate o sedentarismo e diminui a poluição emitida pelos carros. Em alguns países europeus, cerca de 30% do deslocamento urbano é feito de bicicleta. No Brasil, é totalmente o contrário, pois o que falta é estímulo para as pessoas saírem pedalando. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, existem mais bicicletas no país do que carros. Ai cabe aos governos municipais, implantarem ciclovias nas cidades, para que este estímulo seja elevado.
Mas antes de se aventurar no mundo das duas rodas é preciso checar alguns itens de essenciais para sua segurança. O primeiro deles é o percurso escolhido. É preciso ver bem em qual avenida ou rua vai pedalar. Fazer a escolha de acordo com alguns critérios básicos de cuidado, como o fluxo de veículos e movimentação de pedestres. Prefira sempre os locais de menos movimento. Se possível ande sempre na ciclovia. Se não houver, e se não houver, a escolha pode ser um parque que é mais tranquilo. Além de uma bicicleta em boas condições, com freios, pneus e correia em dia, você deve se precaver com um capacete, espelho retrovisor, sinalizadores atrás dos pedais e lanternas traseiras no caso de pedalar à noite.
Os benefícios de pedalar são vários, por exemplo, quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias, dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas, trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas. Fortalece o pulmão e coração, pois seus batimentos aceleram e faz com que seu organismo trabalhe mais, sem prejudica-lo e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides.

   Fonte:   http://www.guiagratisbrasil.com/veja-porque-pedalar-faz-bem-a-saude/

0 comentários: